sábado, 16 de junho de 2012

Modotti de Ángel de la Calle



Modotti, Uma mulher do século XX, de Ángel de la Calle é uma impressionante biografia, totalmente feita em quadrinhos. Está obra é uma re-leitura de várias biografias já realizadas para Maria Ruiz seu pseudônimo na guerra civil espanhola. Tina Modotticomo ficou mundialmente conhecida, nasceu em 1896 na Itália, e morreu misteriosamente em 1942 no México, e ficou esquecida nos 25 anos seguintes após a sua morte.

Uma fotógrafa de grande prestígio mundial e revolucionária. Participou da guerra civil espanhola através do Socorro Vermelho Internacional, com o pseudônimo de Maria Ruiz.

Está obra faz uso das várias técnicas narrativas para contar e explicar os segredos e mistérios da vida de Tina Modotti. Com um cunho jornalístico, o escritor trabalhou 15 anos nesta biografia, coletando e investigando minuciosamente  a vida perigosa vivida por nossa fotógrafa, modelo e ativista, e em 2003, lançou a primeira parte da história, em algumas partes o narrador entra nos quadrinhos para mostrar as dificuldades encontradas na realização e montagem desta obra.

Ángel de la Calle realizou algumas viagens para visitar os lugares mencionados nesta perigosa trama que foi a vida Tina Modotti. A militante e comunista que morreu misteriosamente e um labirinto de intrigas e conflitos políticos, pode ter sido apenas uma queima de arquivo, para tirar um pouco do foco, dos principais políticos, que tiveram seus nomes estampados nas capas dos principais jornais da época.

Tina Modotti, teve uma enorme lista de artistas, escritores, revolucionários, entre outros personagens, que cruzaram a sua vida. Posso citar alguns deles como: Olga Benário, Frida Kahlo, Pablo Neruda, Luiz Carlos Prestes, Diego Rivera, Maiakóvski, Hemingaway, Sandino, John dos Passos e James Joyce.

O escritor Ángel de la Calle, publicou a sua primeira HQ em 1977, na revista Star. Fez ilustrações, publicidade, capas de livros e escreveu obras infanto - juvenis. Como ativista cultural, é um dos organizadores da Semana Negra de Gijón e um dos diretores da revista Dentro de la Viñeta.

Modotti foi indicada em 2003, como Melhor Obra e Melhor Roteiro no Salón Internacional del Cómic de Barcelona. Há vários anos publica a tira humorístico - política Mar y Mari no jornal asturiano El Comercio.


"Há um café onde se misturam políticos, pistoleiros, criminosos comuns, toureiros, putas e atrizes de terceira. A personagem mais fascinante de todas é uma fotógrafa e modelo, além de prostituta de muita classe e Mata Hari do Commintern, chama-se Tina Modotti..."
Kenneth Rexroth

Um comentário:

  1. Impressionado com o maravilhoso trabalho do autor, e pelos seus títulos já publicados também. Meus parabéns a ele e a você por nos trazer uma obra tão merecedora de atenção!

    Grande abraço.
    satierff.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tweets de @PereiraWillians