domingo, 11 de novembro de 2012

Persépolis de Marjane Satrapi


Persépolis de Marjane Satrapi, uma belíssima história vivida pela nossa quadrinhista, que com apenas 10 anos de idade se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. descreve a sua vida desde a infância e todos os problemas sofridos por ser uma menina afrente do seu tempo, Vivendo em um país totalmente arcaico e com muitas idéias e interpretações equivocadas dos mandamentos de Deus, que insistem em obrigar o seu povo agir do modo imposto pelo governo totalitário do Xá.

Persépolis apresenta o amor, a rebeldia e a luta, sendo por sua liberdade ou pelo seu direito a liberdade de expressão, é com certeza mais um ótimo lançamento da Cia. dos Quadrinhos, esta obra eu considero a biblioteca básica dos quadrinhos contemporâneos, um ótimo exemplo de como se deve ser feito uma verdadeira Graphic Novel.


Marjane Satrapi nasceu em Rasht, no Irã, em 1969, e atualmente vive em Paris. Estudou no liceu francês de Teerã, onde passou a infância. Bisneta de um imperador do país, teve uma educação da cultura persa com valores ocidentais e de esquerda. Assistiu à derrubada do xá, em 1979, por uma revolução popular que se converteu em ditadura islâmica. Revoltada com a violência da guerra Irã-Iraque e o endurecimento do regime, Marjane foi enviada pelos pais para o exílio na Áustria, aos catorze anos.


Depois de voltar ao Irã, onde estudou belas-artes, estabeleceu-se na França com autora e ilustradora. Marjane escreveu Persépolis em francês, para contar sua vida a seus amigos europeus e americanos. Com grande sucesso de crítica e público, a série teve os direitos de publicação comprados em mais de vinte países e ganhou o prêmio de melhor história em quadrinhos na Feira de Frankfurt de 2004. 

Em 2007, Persépolis foi transformado num longa-metragem de animação, que estreou no festival de Cannes e recebeu uma indicação ao Oscar. Marjane voltou à narrativa de memórias em Frango com ameixas, baseado na vida de seu avô e publicado pela Companhia das Letras em 2008. Seu último livro lançado no Brasil, Bordados, retrata a reunião das mulheres de sua família na casa de sua avó.


Em meio a toda tristeza da situação do Irã, a biografia de Satrapi é forte ao revelar o que é ser um civil no meio de uma revolução, de uma transformação cultural violenta e de uma guerra. Um boneco que não pode fazer nada, sujeito aos desígnios de governantes, que parecem insanos. Mas, no clima de terror e incerteza do país, Marji e sua família ainda encontram tempo para rir. São estes momentos, de humor no meio do caos (às vezes um tanto nervoso), que tornam Persépolis imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tweets de @PereiraWillians